A Puericultura para seu filho.

Atualizado: 5 de Set de 2019

A Puericultura está cada dia mais contemporânea, modernizando-se com o estilo de vida atual, pois promove e protege a saúde das crianças, através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades.

Entre as consultas pediátricas, as consultas de puericultura, também chamadas de “consultas de rotina”, ocupam uma parcela preponderante da atividade do pediatra e envolvem ações de cuidados de saúde preventivos da criança, desde o pré-natal até o final da adolescência.

A Pediatria leva em conta a criança, sua família e o entorno, analisando o conjunto bio-psico-sócio-cultural.

Ela é composta por diversas ações, em especial:

• o acompanhamento do processo de crescimento e desenvolvimento;

• a identificação de situações de risco às quais as crianças estão submetidas;

• a identificação, o diagnóstico e o encaminhamento terapêutico de processos mórbidos;

• o estabelecimento de condutas gerais de acompanhamento de saúde da criança, incluindo a orientação antecipatória.

Quanto mais nova a criança, mais frágil e vulnerável, daí a necessidade de consultas mais frequentes.

Em cada consulta o pediatra vai pedir informações de como a criança se alimenta, se as vacinas estão em dia, como ela brinca, condições de higiene, seu cotidiano.

O pediatra é a pessoa mais indicada para orientar os pais em relação à saúde de seus filhos, no sentido amplo da palavra saúde, ou seja, no seu contexto bio-psico-sócio-cultural, sempre levando em conta todos esses aspectos.

Por isso, é importante também o pediatra conhecer o seu filho.

Lembrando que deve ser humanizada, exigindo dos profissionais de saúde um exercício permanente de consideração genuína pelos pacientes, seus sentimentos e angústias, muito além da aplicação de procedimentos técnicos.

O resultado da puericultura aplicada serão crianças saudáveis, com crescimento adequado, sem desnutrição, sem obesidade, que não apresentam doenças preveníveis pela imunização e que respondem melhor as outras doenças, por serem bem nutridas e apresentarem melhor resposta a infecção - um ganho incomensurável na qualidade de vida.

Além disso, a família que desde o nascimento da criança é orientada a cuidar adequadamente de seu filho, recebe informações antecipadas sobre psicoprofilaxia, vai interagir e educar melhor seus filhos, que futuramente serão cidadãos mais inteligentes e equilibrados, bem inseridos na sociedade.

Procure um médico pediatra para avaliar e orientar cada caso, o tratamento e a prescrição de medicamentos.

#dranoalapediatra #pediatraitumbiara #medicaitumbiara #puericultura