O bebê deve dormir de barriga para cima?

Seu bebê está seguro ao dormir?

Nada é mais trágico do que um bebê que morre enquanto dorme, porém pesquisas mostram que muitas mortes de bebês relacionadas ao sono podem ser evitadas.


Certas medidas de segurança por todos os que cuidam de bebês (pais, parentes, amigos, babás) devem ser tomadas.


O lugar mais seguro para o seu bebê dormir é de costas, em um berço.


E muita atenção, bebês e crianças pequenas nunca devem dormir em camas comuns, camas d'água, colchões de ar, sofás, futons ou poltronas. Um bebê pode sufocar ao dormir nessas superfícies inseguras.


Escuto de muitos pais suas preocupações com o fato de os bebês cuspirem e engasgarem se colocados de costas, principalmente se tiverem refluxo gastrointestinal, mas esta posição supina não aumenta o risco de asfixia infantil.


Se seu bebê tiver uma condição médica que você sente necessidade de dormir de barriga para baixo, converse com seu médico pediatra. Caso seu filho venha a rolar e mude sua posição, continue a colocá-lo de costas, mas você pode deixá-lo dormir de bruços, se ele acabar rolando nessa posição.


Esta recomendação de colocar o bebê de costas se aplica a bebês durante o primeiro ano de vida, e é particularmente importante durante os primeiros seis meses.


Converse com seu médico pediatra, ele pode ajudar com algumas dicas de segurança para reduzir o risco de ferimentos ou morte.


Como exemplo cito o berço do seu bebê, que deve estar completamente vazio, exceto o colchão que deve ser firme e o lençol.


Você deve evitar o uso de roupas de cama soltas ou objetos macios na área de dormir do seu bebê. Produtos como estes podem ser perigos de asfixia e não devem ser colocados onde ele dorme.


Os cobertores podem ser perigosos se a cabeça da criança ficar coberta quando ela dorme pois pode causar asfixia. Considere vestir seu bebê com roupas leves para dormir. Se for necessário um cobertor, os bebês são mais seguros com um cobertor fino, leve e respirável. Se a temperatura ambiente for confortável para um adulto levemente vestido, também será seguro para a criança.


Nem todo mundo toma o mesmo cuidado que você para garantir que sua casa seja segura para as crianças.


Então ao visitar casa de familiares e amigos, você deve examinar os arredores em busca de riscos potenciais e supervisionar seus filhos de perto.


Quero compartilhar essas informações de uma maneira que não assuste os pais, mas ajude a explicar os riscos reais de um ambiente de sono inseguro.


Você pode manter seu filho mais seguro através de simples medidas de precaução.


Dra. Noala Rodrigues

Médica Pediatra

CRM GO 15753

RQE 12438

AGENDE UMA CONSULTA


#dranoalapediatra #pediatraitumbiara #medicaitumbiara #sonoseguro

#meubebê #dormirnoberço #itumbiara




16 visualizações0 comentário